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Dúvidas frequentes

Abaixo, elaboramos uma relação das perguntas mais comuns sobre instalação e manutenção de boxes, com suas respectivas respostas. Se mesmo depois de lê-las você permanecer com dúvidas, não se preocupe: nossa equipe técnica está à disposição para ajudá-lo. Fale conosco por aqui.

Quais tipos de vidro podem ser utilizados nos boxes de banheiro?

Resposta: Vidro temperado, temperado com película de segurança ou laminado.

A vidraçaria deve prestar o serviço de manutenção preventiva dos boxes gratuitamente?

Resposta: A norma do boxe não diz que o vidraceiro tem essa obrigação. Ela determina que a manutenção deve ser solicitada pelo cliente e executada por pessoa qualificada. Portanto, é de responsabilidade do consumidor contratar o serviço de manutenção preventiva a cada 12 meses.

A entrega de um manual do boxe para o consumidor é obrigatória?

Resposta: Segundo a norma do boxe, é obrigação da empresa responsável pela instalação fornecer ao consumidor um manual com informações sobre uso, manutenção e cuidados com o boxe.

A instalação de película de segurança na porta do boxe é obrigatória?

Resposta: Não, é opcional.

O boxe precisa ser identificado?

Resposta: Sim. O vidro deve ter o nome ou logomarca do fabricante e o boxe deve ter a identificação da empresa responsável pela instalação.

Como a identificação do boxe deve ser feita?

Resposta: A NBR 14207 determina que o boxe deve ser identificado, mas não estabelece a maneira para isso ser feito. As empresas podem seguir um critério próprio. É importante que a marca não saia com o tempo.

A norma técnica estabelece alguma regra de transpasse mínimo para os boxes de correr?

Resposta: Quando o chuveiro estiver localizado do lado contrário ou perpendicular à porta, o transpasse mínimo é de 50 mm. Se a distância for menor, é recomendada a instalação de um perfil de vedação.

Quais cuidados a empresa responsável pela instalação deve ter ao escolher os perfis e acessórios do boxe?

Resposta: É importante selecionar fornecedores que garantam que os seus produtos são fabricados em conformidade com a NBR 14207, ou seja, que resistem às forças mecânicas e à corrosão em ambientes úmidos.

O cumprimento das normas é obrigatório?

Resposta: Sim. Atender as normas técnicas é obrigação da empresa, conforme determina o Capítulo V, Artigo 39, Inciso VIII, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, demonstra profissionalismo e responsabilidade, pois os produtos estão resguardados no caso de alguma ocorrência judicial.

O que a vidraçaria deve fazer para estar de acordo com a norma técnica do boxe?

Resposta: Para atender a NBR 14207, as empresas devem: Trabalhar com vidros e kits que estejam em conformidade com os requisitos de qualidade e segurança do boxe; Instalar o produto corretamente, seguindo as orientações de montagens fornecidas pelo fabricante; Colocar a identificação de sua empresa no boxe; Entregar o manual de uso para o consumidor.

A NBR 14207 determina que, nos boxes com porta de abrir para dentro, um dos vidros deve ser de fácil remoção — e o consumidor deve receber instruções sobre a forma correta de removê­lo. Qual o motivo para essa determinação?

Resposta: Isso proporciona segurança e facilidade à pessoa que for prestar socorro para alguém que esteja passando mal dentro do boxe ou que tenha se acidentado.

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