De Olho no Boxe                                      Demo

Modelos de boxes

Se você já estiver pesquisando boxes para comprar, deve ter percebido: há muitas opções disponíveis no mercado e variados tipos. Apesar disso, são três os mais comuns, cada um com características próprias. São eles:

    • De correr com duas peças

      Boxe frontal A

      Boxe de duas peças — modelo mais adotado normalmente, é composto por uma porta de correr e uma folha fixa.

    • De correr com três peças

      Boxe Frontal B

      Boxe de três peças — é o modelo mais indicado para vãos um pouco maiores, sendo composto por uma porta de correr e duas folhas fixas

    • De correr com quatro peças

      Boxe Frontal C

      Boxe de quatro peças — melhor opção para banheiros de vãos frontais bem maiores, é composto por duas portas de correr e duas folhas fixas

    • Com portas de correr

      Boxe de canto com portas de correr_A

      Normalmente, possui duas folhas fixas e duas portas de correr que se encontram ao fechar, em ângulo de 90 graus.

    • Com porta de abrir

      Boxe de canto com portas de correr_B-1

      Existe também o boxe de canto com porta de abrir (pivotante)

    • Sem transpasse

      Boxe Frontal B
      • Possui uma porta pivotante (que normalmente abre para a parte de dentro do boxe) e uma folha fixa de vidro
      • A porta se movimenta por dobradiças
      • Ideal para espaços reduzidos
    • Com transpasse

      Boxe Frontal B
      • Possui uma porta pivotante (que normalmente abre para a parte de dentro do boxe) e uma folha fixa de vidro
      • A porta se movimenta por dobradiças
      • Ideal para espaços reduzidos

Existem também os boxes especiais que a norma NBR 14207 define como os modelos que não se enquadram nas definições acima:

  • Boxe de canto de ângulo de 135 graus
  • Boxe fabricado com vidro curvo
  • Boxe articulado

Tipos de vidro de segurança

Fique atento, pois não é todo tipo de vidro que pode ser aplicado em um boxe. Segundo a norma ABNT NBR 14207, os vidros aplicados nos boxes devem ser de segurança – temperado (com ou sem película de segurança) ou laminado. Veja como eles são:

  • Vidro temperado

    Para ser temperado, o vidro passa por um processo de aquecimento e resfriamento rápido, o que o torna até cinco vezes mais resistente que o vidro comum.

    Além de sua grande resistência, o temperado é considerado um vidro de segurança porque, em caso de quebra, ele se fragmenta em pedaços muito pequenos e não pontiagudos, o que diminui o risco de ferimentos.

    O vidro temperado incolor é o mais aplicado, mas também são comercializadas outras cores, como verde, cinza e bronze.

    Também é possível encontrar esse vidro com soluções especiais para garantir privacidade e também reflexão, como é o caso dos vidros impressos e espelhados.

  • Temperado com película

    A película de segurança para o vidro temperado do boxe é diferente de adesivos decorativos e películas comuns — colocadas em automóveis, por exemplo. Um profissional habilitado deve aplicá­la do lado externo do boxe, sempre antes da instalação do vidro e sob as peças de sustentação, como as roldanas (em portas de correr) e dobradiças (em portas de abrir — pivotantes) ou em perfis (vidros fixos). Isso garantirá que ela fique presa a essas estruturas para que, em caso de quebra do vidro, impeça que ele se solte e caia sobre alguém.

    Para aplicar a película de segurança em boxes já instalados é necessário, primeiro, que um vidraceiro desmonte o boxe e limpe bem as peças de vidro.

    Importante: o fabricante da película de segurança deve garantir que, em caso de quebra, seja possível realizar pelo menos um movimento de abrir e fechar da porta e que os fragmentos de vidro permaneçam presos à estrutura de fixação por, no mínimo, duas horas. Pergunte ao vidraceiro se a película aplicada em seu boxe garante isso.

  • Vidro Laminado

    É composto por duas ou mais peças de vidro fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias — caso o laminado se quebre, os cacos ficam presos a essa camada, evitando ferimentos.

    Esse tipo de vidro pode ser fabricado em diferentes cores, variando de acordo com a combinação das cores dos vidros, número de películas e as cores delas.

Tipos de acabamento

Os perfis e acessórios tradicionais do boxe são comercializados em várias cores. As mais comuns são: branca, preta, bronze, natural fosca e natural brilhante. Existem também outros tipos de acabamentos com metais mais nobres, desenvolvidos para clientes que buscam produtos diferenciados.

Apoio

Brisa VidrosTec-Vidro

Siga-nos nas redes sociais!

ABRAVIDRO
Comercial Casa das Caldeiras
Av. Francisco Matarazzo, 1752, sala 615
Água Branca, São Paulo, SP
05014-000

Tel: (11) 3873-9908
Fax: (11) 3873-9910

abravidro@abravidro.org.br